As celulites são pequenas bolsas de gordura acumulada por baixo da pele causando as “covinhas”, elas ocorrem devido à saliência da gordura da hipoderme (camada mais profunda da pele). Elas têm um aspecto muito parecido à casca da laranja.

Mesmo não sendo considerada uma doença a celulite pode ser classificada em 4 graus e são normalmente avaliados pelos dermatologistas.
grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões;
grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões;
grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada;
grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.
Causas comuns das celulites
- Problemas circulatórios - Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
- Mudanças nos níveis hormonais - como as que ocorrem durante a gravidez ou os níveis de estrogênio muito altos podem provocar disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.
- Ingestão insuficiente de água;
- Stress;
- Tabaco;
- Excesso de ingestão de frituras, álcool e doces;
- Falta de exercício.
A importância da Alimentação e do exercício físico
Muitas pessoas tentam acabar com a celulite simplesmente fazendo dietas milagrosas para emagrecer, isso pode até diminuir ou melhorar um pouco a aparência, mas não é o tratamento, como já disse antes muitas pessoas magras tem celulites, e em alguns casos pessoas com sobrepeso não apresentam as mesmas.
A dieta tem que ser muito bem montada e equilibrada para sim surtir um efeito desejado, e nela deve se evitar produtos derivados do leite, fast foods, congelados, gorduras trans, ricos em sódio, pois todos colaboram com o aumento das celulites. A dieta deve conter alimentos ricos em antioxidantes, carboidratos de médio e baixo índice glicêmico, fibras solúveis e insolúveis, proteínas, gorduras boas, soja entre outros nutrientes que farão com que o metabolismo funcione bem e deixe de acumular gorduras indesejadas.
Como vimos nas causas a baixa ingestão de líquidos pode causar celulites também, então, é muito importante manter seu corpo sempre hidratado, e se puder além da água consuma água de coco, pois ela reduz o numero de toxinas que dão origem as celulites.
Sugiros a procura por um nutricionista nessa montagem da dieta.
Os exercícios físicos são muito importantes nesse processo para diminuição e até a eliminação total das celulites, tanto os exercícios aeróbios quanto os anaeróbios irão aumentar seus batimentos cardíacos, em consequência temos o aumento da circulação sanguínea, fazendo o sangue oxigenado chegar a vários pontos do corpo levando nutrientes até eles.
Com o aumento da massa muscular devido às atividades físicas o gasto calórico do corpo aumenta naturalmente, assim a gordura armazenada é eliminada (sendo usada como energia) e a musculatura fica mais aparente, perdendo aquela capa de gordura responsável pela celulite.
Prof. Anatoly Proença
Cref.
053991-G/SP
siga nas redes sociais para mais informações e promoções
facebook.com/corpobrasilsorocaba
instagram.com/corpobrasilsorocaba
siga nas redes sociais para mais informações e promoções
facebook.com/corpobrasilsorocaba
instagram.com/corpobrasilsorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário