Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mas Por que a musculação? Benefícios do treinamento com pesos



Mesmo com a constante crescente no numero de academias e dos adeptos da musculação, ela ainda é um esporte que sofre muito preconceito e tem a resistência de muitas pessoas para o início de sua prática.

No dia a dia ainda ouço muitos questionamentos sobre o porquê fazer musculação, e pensando nisso trouxe uma breve lista de benefícios desse esporte que além de ser uma atividade física muito segura e versátil traz inúmeros benefícios em diversos aspectos.

Social: As academias ou ginásios como são conhecidos em algumas regiões são ótimos lugares para manter uma vida social ativa, ótimo lugar para conhecer pessoas e criar novas amizades devido a um fenômeno que ocorre com boa parte dos praticantes que é o apoio e incentivo aos outros desde o nível iniciante ao avançado.

Estético: É o objetivo da grande maioria dos alunos, conseguir mudar o próprio corpo, se sentir melhor ao se olhar no espelho ou ao vestir aquela roupa que não entrava mais. Os músculos dão forma ao corpo modelando e dando curvas e tonicidade, ou seja, o corpo fica firme ou durinho como muitas pessoas dizem que querem ficar quando iniciam o treinamento, já as gorduras não tem uma forma definida e em excesso esconde a musculatura e faz com que o corpo perca suas formas.
Aos que visam apenas o benefício estético ao começar uma rotina de treinos temos uma boa notícia, os benefícios à saúde continuam presentes quando bem orientado, e é exatamente isso que vamos abordar agora.

Muitos são os benefícios à saúde que o treinamento com pesos proporciona e por esse motivo cada vez mais a musculação vem sendo indicada aos mais diversos tipos de tratamentos e reabilitações ou como atividade física principal no dia a dia.

Com o treinamento de musculação conseguimos diversos benefícios como:

- Aumento da força do músculo cardíaco: sim o coração fica mais forte, com maior capacidade de bombeamento e com maior resistência a esforços intensos.
- Aumento da força dos músculos esqueléticos: com músculos mais fortes as tarefas do dia a dia ficam facilitadas, seja no trabalho, em casa ou para bater uma bolinha nas horas vagas.
- Melhora na postura: com o fortalecimento dos músculos do tronco temos maior estabilidade, menos dores nas costas ou em regiões que ficam prejudicadas por uma má postura.
- Aumento na produção hormonal: alguns hormônios tem sua produção estimulada como a endorfina, que causa sensação de bem estar, aumenta a qualidade do sono e melhora o humor.
- Retardo do envelhecimento e diminuição da perda de massa muscular: conforme vamos atingindo uma idade avançada temos perda de massa muscular e isso é minimizado pelo levantamento de pesos.
- Aumento na queima de gordura: com a musculação temos um gasto calórico elevado e em conjunto com uma boa dieta (prescrita por um nutricionista) se alcança ótimos resultados na diminuição do percentual de gordura e níveis de colesterol. A perda de gordura está diretamente ligada a estética já que a gordura ocupa um espaço muito maior do que a massa muscular, sendo assim pessoas com a mesma altura e mesmo peso podem ter corpos diferentes.

A musculação também ajuda a evitar possíveis doenças como a osteoporose, a artrose, a diabetes entre outras.

Anatoly Y. G. A. Proença
Profissional de Ed. Física
Cref. 053991-G/SP

Dúvidas, críticas e sugestões nos comentários abaixo, ou então
corpobrasilsorocaba@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário