Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Whey Protein para mulheres - Ganho de massa magra

As mulheres estão cada mais inseridas no universo da musculação e em busca de hipertrofia muscular, utilizando recursos ergogênicos para ganho e desenvolvimento de massa magra de forma saudável e com qualidade.

Diversas evidências apoiam os efeitos benéficos da suplementação de whey protein(WP) sobre a composição corporal em homens, no entanto, atualmente, estudos vêm sendo realizados para afirmar esse efeito nas mulheres. Uma revisão sistemática e meta-análise (2018) avaliou os benefícios da suplementação de WP com ou sem restrição de energia (ER) e treinamento de resistência (RT) sobre mudanças na massa corporal, levantando a influência na mudança da massa magra e massa gorda em mulheres. Os pesquisadores examinaram, de forma independente, 1845 resumos e extraíram 276 artigos. Desses, treze ensaios clínicos randomizados com 28 grupos preencheram os critérios de inclusão.

Segundo os resultados, a suplementação de WP aumentou a massa magra em mulheres quando comparada ao grupo controle, principalmente com o treinamento de resistência para potencializar o estímulo. A suplementação de proteína de soro do leite pode melhorar a composição corporal, com isso, aumentando modestamente a massa magra nas mulheres, sem influenciar as mudanças na massa de gordura.

A suplementação feminina varia de acordo com o objetivo, contudo a maioria dos suplementos proteicos conta com colágeno hidrolisado, uma proteína que auxilia potencialmente na sustentação da pele e diminuição de linhas de expressão e flacidez dérmica, benefícios buscados pela maioria das mulheres.

Com relação ao ganho de peso, o whey protein pode contribuir para o gerenciamento do peso, quando associado a uma dieta balanceada e rotina de exercícios físicos. Esse fator acontece por conta da modulação do apetite e do auxílio na saciedade.

Recomenda-se o consumo de suplemento proteico por mulheres que praticam exercícios físicos de forma regular, com objetivo de definição muscular e redução de gordura corporal.

REFERÊNCIAS

BERGIA, R.; HUDSON, J.; CAMPBELL, W. Effect of whey protein supplementation on body composition changes in women: a systematic review and meta-analysis. Nutr Rev., v. 76, n. 7, p. 539-551, jul. 2018.,

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Cafeína e desempenho físico

por Jean Silvestre

Um dos compostos bioativos mais consumidos no Brasil, a cafeína tem se tornado alvo de muitas pesquisas, seus efeitos em algumas respostas fisiológicas podem contribuir para a melhora do desempenho de indivíduos que praticam atividade física.

Uma recente revisão publicada, em que eu participei como primeiro autor, trouxe alguns caminhos interessantes para a suplementação de cafeína e a melhora de desempenho físico nos indivíduos. Encontramos estudos demonstrando um efeito bem interessante da suplementação de cafeína em neurotransmissores excitatórios e aumento da taxa de disparo de neurônios centrais, fazendo com que, na prática, o indivíduo consiga executar melhor o exercício e tenha um melhor rendimento nos esportes.
De acordo com as nossas pesquisas científicas, doses em torno de 6 mg/kg de peso corporal parecem mostrar benefícios no rendimento dos indivíduos e doses maiores podem causar um desconforto gastrointestinal e outros efeitos colaterais, principalmente em indivíduos não habituados ao consumo de cafeína.
Vale também lembrar que devem ser somadas as doses diárias de cafeína, com a suplementação e a ingestão de bebidas contendo cafeína, para que não cause um efeito colateral nos indivíduos.
Assim, um acompanhamento de um(a) nutricionista é bem-vindo, bem como uma suplementação adequada de cafeína para otimizar os resultados em seus treinos e competições. Procure sempre um profissional capacitado para te dar bons resultados, é a melhor forma de investimento.
Referências:
• Silvestre JC, et al. Cafeina e desempenho físico. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício2018;17(2):130-7. 
Disponível em https://www.researchgate.net/publication/326607797_Cafeina_e_desempenho_fisico.